top of page

Lê atentamente o texto e assinala a opção adequada para responderes a cada item.

A época de Gil Vicente

 

Gil Vicente nasceu no reinado de D. Afonso V, por volta de 1465, e faleceu entre 1536 e 1540. Testemunhou as lutas políticas do reinado de D. João II, a descoberta da costa africana, a chegada de Vasco da Gama à Índia, o fausto da corte de D. Manuel I, a construção dos Jerónimos e, finalmente, durante o reinado de D. João III, o estabelecimento em Portugal da Inquisição, da Companhia de Jesus e de um ambiente simultaneamente austero e hipócrita. Viveu durante a época do reforço do poder real.

 

Gil Vicente foi influenciado pela época de prosperidade que o país atravessou em meados do século XV, mas também acabou por vivenciar a fase em que o bem-estar cedeu lugar à apatia política, quando Portugal se deixou dominar pela aristocracia feudal e clerical.

 

Ignora-se a sua profissão e condição social. Ignora-se onde e como passou a juventude. As opiniões dos seus biógrafos dividem-se. Alguns dão-no como ourives, além de dramaturgo. O certo é que durante cerca de trinta e cinco anos, Gil Vicente foi, nas cortes de D. Manuel I e de D. João III, uma espécie de organizador dos espetáculos palacianos, com o encargo de festejar nascimentos e casamentos, chegadas e partidas de reis e príncipes e os dias solenes na corte, como o Natal e a Páscoa. Os seus autos nasceram das festividades palacianas, comemorando o primeiro deles − o Monólogo da Visitação − o nascimento do futuro rei D. João III em 1502.

 

É certo também que alcançou uma situação de prestígio nas cortes de D. Manuel e de D. João, o que lhe permitiu certas liberdades e audácias.

 

Gil Vicente soube aproveitar a sua situação na corte para uma crítica atrevidíssima de diversos vícios sociais, especialmente relativos à nobreza e ao clero.

 

Referências bibliográficas:

 

SARAIVA, António José - Teatro de Gil Vicente. Manuscrito, 1984.

VICENTE, Gil - Teatro de Gil Vicente. Introd. de Gilberto Moura. Ulisseia, 2001.

bottom of page