top of page

Lê atentamente o texto e assinala Verdadeiro ou Falso.

A Terrível Segunda Guerra (Mundial)

 

Este livro relata todos os factos horrendos sobre a pior guerra de sempre — desde as cidades ameaçadas pela neve e cercadas pelo inimigo até às trincheiras infestadas de mosquitos, passando pela cave do macabro sapateiro, ninguém estava seguro em lado nenhum

 

Cronologia terrível

1933 – O partido Nacional Socialista vence as eleições alemãs. O seu dirigente é Adolfo Hitler. Começam a perseguir os judeus e a armazenar grandes quantidades e armamento. Os alemães têm inimigos, sobretudo os soviéticos, mas também têm aliados, como a Itália de Mussolini.

 

1937 – Na Europa, formam-se duas frentes: os «Aliados», da Grã-Bretanha, França e União Soviética, e o «Eixo» da Alemanha e da Itália. Na Ásia, os japoneses atacam a China.

 

5 de Outubro de 1938 – Os alemães de Adolfo Hitler tomam Sudetenland, na Checoslováquia. «Só estou a proteger os três milhões de alemães que aí vivem», afirma Hitler.

 

1 de Setembro de 1939 – O exército alemão invade a Polónia e partilha o país com os soviéticos. A Grã-Bretanha e a França dizem que vão lutar pela liberdade da Polónia. Isso significa guerra!

 

3 de Setembro de 1939 – A Grã-Bretanha e a França declaram guerra à Alemanha. No dia seguinte, Winston Churchill é eleito Primeiro Lorde do Almirantado.

 

9 de Abril de 1940 – A Alemanha invade a Dinamarca. Os dinamarqueses ficam tão espantados que não se defendem.

 

10 de Maio de 1940 – Os ingleses elegem Winston Churchill como primeiro-ministro. «Não tenho nada para vos dar a não ser sangue, trabalho, lágrimas e suor», diz. Nesse mesmo dia, a Alemanha invade a Bélgica e os Países Baixos.

 

Junho de 1940 – Churchill afirma que os ingleses se defenderão nas ruas e nos montes, se forem invadidos. «Nunca nos renderemos!» Os italianos juntam-se à Alemanha na guerra contra os Aliados.

 

14 de Junho de 1940 – Os alemães entram em Paris.

 

7 de Setembro de 1940 – Os aviões alemães bombardeiam Londres à luz do dia, enquanto a Força Aérea britânica, ou RAF (Royal Air Force), atinge dezenas de cidades alemãs. Mulheres e crianças encontram-se agora na linha da frente da guerra.

 

Dezembro de 1940 – O Japão junta-se à guerra do lado da Alemanha. A Itália invade a Grécia e o Egipto. Este é o começo da guerra nos desertos do Norte de África.

 

10 de Maio de 1941 – As bombas alemãs destroem a Câmara dos Comuns em Londres.

 

22 de Junho de 1941 – Hitler invade a Rússia. Este é provavelmente o maior dos seus grandes erros: os soviéticos não vão render-se como alguns outros.

 

7 de Dezembro de 1941 – Aviões de guerra japoneses bombardeiam a Marinha norte-americana em Pearl Harbor, no Havai. Os Estados Unidos entram em guerra contra o Japão no oceano Pacífico. Os japoneses capturam a Malásia, uma colónia inglesa.

 

11 de Dezembro de 1941 – A Alemanha e a Itália declaram guerra aos Estados Unidos.

 

20 de Janeiro de 1942 – É delineado o mais terrível de todos os planos nazis. Os dirigentes alemães reúnem-se e decidem que os judeus devem ser exterminados.

 

Fevereiro de 1943 – Os alemães são finalmente derrotados em Estalinegrado, na Rússia. Os soviéticos começam a longa e sangrenta investida na direcção de Berlim.

 

25 de Julho de 1943 – Benito Mussolini é retirado do poder quando a Itália é invadida pelos Aliados.

 

6 de Junho de 1944 – Dia D. Os Aliados desembarcam em França e dirigem-se para Berlim.

 

27 de Janeiro de 1945 – Os soviéticos entram no campo de concentração de Auschwitz e libertam os prisioneiros, na sua maioria judeus.

 

12 de Março de 1945 – Uma rapariga judia de 14 anos de idade terminou o seu diário há três meses com as palavras: «Todas as pessoas são boas.» Hoje, ela morre, cheia de febre no campo de concentração de Belsen. Mas o seu diário ainda vive, como um terrível aviso para todos nós. O seu nome era Anne Frank.

 

30 de Abril de 1945 – Os Aliados cercam Berlim. Adolfo Hitler suicida-se.

 

7 de Maio de 1945 – O novo governo da Alemanha rende-se e a guerra na Europa termina.

 

6 de Agosto de 1945 – Os Estados Unidos lançam a primeira bomba atómica na cidade japonesa de Hiroxima. Quando, três dias mais tarde, uma segunda bomba destrói Nagasáqui, os japoneses rendem-se.

bottom of page