top of page

Lê atentamente o texto e seleciona, para cada item, a resposta correta.

A matemática ao longo dos tempos

 

Há cerca de 4500 anos Os antigos babilónios escreviam problemas aritméticos em placas de argila – alguns dos mais antigos exemplos de matemática conhecidos.

 

Há cerca de 3500 anos Um antigo texto egípcio conhecido como Papiro de Rhind coloca problemas sobre frações, números primos, geometria e álgebra – e indica ao leitor como resolvê-los.

 

Há cerca de 2500 anos Tales descobre como calcular a altura de uma pirâmide sem a escalar e Pitágoras estuda os triângulos e os números irracionais.Há cerca de 2300 anos Euclides elabora as regras da geometria no seu livro Elementos, Arquimedes inventa o π e Eratóstenes calcula a circunferência da Terra.

 

Século III Diafanto é um dos primeiros matemáticos a escrever problemas usando símbolos em vez de palavras.

 

Século IV Hipátia, uma erudita grega a residir no Egito, estuda Euclides e Diafanto e elabora mapas estrelares exatos.

 

Século VI O matemático chinês Zu Chongzhi calcula a duração de um ano e o π até 7 casas decimais – a versão mais precisa conhecida nos 1000 anos seguintes.

 

Século VII Na Índia, Brahmagupta é a primeira pessoa a usar o zero para escrever números grandes e a mostrar como usar os números negativos.

 

Século IX Al-Khwarizmi escreve um livro sobre álgebra. Entretanto, o seu professor, al-Kindi, escreve quatro livros que explicam como usar os algarismos indo-arábicos.

 

1489 Johannes Widmann, um matemático alemão, inventa e usa os sinais + e – no seu livro Cálculo Rápido e Organizado em Todos os Ofícios.

 

1557 O sinal de igual é inventado pelo matemático galês Robert Recorde.1596-1650 Réne Descartes usa x, y e z para representar valores desconhecidos. É também pioneiro na forma de escrever os números para simbolizar quadrados e outras potências.

 

1630-1670 Pierre de Fermat estuda álgebra e a probabilidade. Afirma ter encontrado uma série de provas, mas nem sempre as regista. Matemáticos posteriores passarão vidas inteiras a tentar percebê-las...1659 O sinal de divisão (÷) é usado pela primeira vez pelo matemático suíço Johann Rahn.

 

Século XVIII Leonhard Euler, um brilhante matemático suíço, faz progressos na geometria, trigonometria e teoria dos gráficos. É também pioneiro no uso dos números imaginários.

 

Década de 1840 Ada Lovelace, uma matemática britânica, inventa um código para um «motor analítico» – um computador mecânico muito primitivo. Este foi o primeiro programa informático de sempre. George Boole desenvolve a lógica booleana que, consequentemente, constitui a base da programação informática, usando o código binário.

 

Década de 1860 O estatístico britânico Francis Galton leva a cabo muitas sondagens e explica o conceito de regressão à média.1982 Benolt Mandlebrot publica A Geometria Fractal da Natureza. Ele explica que tudo, das linhas costeiras às cotações variáveis do mercado de valores, pode ser analisado como fractais.

 

1994 O último dos teoremas de Fermat por resolver é finalmente desvendado pelo matemático britânico Andrew Wiles, após 40 anos de estudo

 

.2000 O Instituto de Matemática CIay disponibiliza sete problemas matemáticos por resolver e oferece um prémio de um milhão de dólares a quem conseguir resolvê-los.2010 O matemático russo Grigori Perelman resolve um dos problemas de Clay, mas recusa o dinheiro do prémio.>

 

QUIZFRITH, Alex; LACEY, Minna; GILLESPIE, Lisa Jane – O que é isto da Matemática? Texto, 2012..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page